Sensações Virtuais

segunda-feira, maio 15, 2006

Os INs e os OUTs

Aproveitando a proximidade da silly season e concedendo-nos o digníssimo direito de ajuízar em seara alheia, a Sensações lança a sua lista de INs & OUTs uma petit reunião de ideias, acontecimentos e novidades nesta área da sexualidade, sensualidade e prazer.

INs
Nacionais

Nova campanha de prevenção da Liga Portuguesa contra a SIDA (LPCS) -Um filme com cerca de 15 segundos com imagens de vários casais novos e heterossexuais em cenas de sexo. «Tanto faz como fazes. Desde que uses preservativo. A embalagem de três preservativos é boa para a malta que está a começar (um para a sexta-feira, um para sábado e outro para domingo); a embalagem de seis é para os mais avançados (dois para sexta-feira, dois para sábado e dois para domingo); e as embalagens de 12 são para os casais: um para Janeiro, Fevereiro)».

O preservativo feminino, embora ainda não comercializado novamente em Portugal (foi comercializado e retirado na década de 90 por não ter adesão) pode ser encontrado nos Centros de Saúde para distribuição gratuita.

INs
InterNacionais

17 de Maio - Dia mundial contra a homofobia. Data escolhida para relembrar que em 1990 a OMS retirou a homossexualidade da lista de desordens mentais

OUTs
InterNacionais

O antigo vice presidente sul-africano, Jacob Zuma, acusado e julgado por violação (foi ilibado e o sexo considerado consensual) afirmou não ter usado preservativo e que tomou um duche depois das relações sexuais (o que, segundo ele, reduz os riscos de infecção por VIH-SIDA; nós reviramos os olhos...).


A África do Sul é somente o país com o maior número de infectados com o VIH - 11% da população (cinco milhões de seropositivos) e Zuma um líder de opinião. De acordo com Laurence Mokoua, da Nationalo Aids Helpline, foram vários os telefonemas sobre a veracidade da mensagem - o banho reduz os riscos de infecção por VIH ?



Procurámos ser maniquéistas mas na realidade não conseguimos. Existem algumas temáticas sobre as quais, confessamos, não sabemos que pensar e muito menos que partido tomar.

Provavelmente, como tudo nesta vida, questões que dependem da liberdade de escolha e do respeito pela opção. Sendo claro que este direito tem por base a educação cívica do próprio e da comunidade.

Provocação blogosférica da semana (que é como quem diz, escolha você mesmo): Muitos dizem que a internet, por ser um espaço tecnológico virtual de realização de fantasias, corrompe uma aprendizagem pessoal e social da sexualidade. Coloca-nos no mundo da fantasia isolando-nos do contacto e da interacção com o outro... Não teremos encontrado simplesmente diferentes maneiras de estar com o outro?

Image Hosted by ImageShack.us